Até o ano de 1973 o Estado do Rio de Janeiro se fazia representar no Campeonato Brasileiro de Rugby pela Associação Atlética Rio Cricket, cuja equipe era formada, na época, por jogadores residentes nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis, em sua maioria estrangeiros de origem britânica. Apesar de não haver maiores dificuldades na formação da equipe para os jogos em Niterói ou no Rio de Janeiro, tal não ocorria quando os jogos eram realizados em São Paulo, pois vários jogadores alegando impedimentos ocasionais não compareciam e a equipe viajava, assim, bastante desfalcada e perdendo, por consequência, jogos considerados fáceis. Isso contribuia cada vez mais para a desunião entre os jogadores. Coincidentemente, os participantes mais ativos, presentes em todas as viagens e verdadeiros impulsionadores do time, eram quase todos da cidade de Niterói, que, cansados de perder jogos por motivos extra-esportivos, resolveram formar sua própria equipe, separando-se dos outro jogadores e constituindo uma equipe independente, uma equipe de Niterói.

No dia 10 de dezembro de 1973 houve uma reunião para os acertos finais, culminando na fundação do Niterói Rugby Football Clube e na imediata filiação a Associação Brasileira de Rugby.

Sendo uma equipe nova, a inscrição foi somente foi aceita para a 2º divisão (Divisão de Acesso) constituindo-se esta equipe de jogadores dissidentes do Rio Cricket e alunos do Centro Educacional de Niterói. Ao final do ano de 1974 o Niterói Rugby sagrou-se campeão invicto da 2º divisão, ganhando a condição de time de primeira divisão, status que mantêm até hoje, enquadrando-se sempre entre os melhores times do país.

Depois de ganhar o campeonato de 2ª divisão em 1974, o recém-criado time teve um bom desempenho no torneio de 1ª divisão do ano de 1975, ficando em terceiro lugar. O Niterói Rugby obteve já no ano de 1976, o primeiro título de Campeão Brasileiro de Rugby na Divisão Principal.
A partir de então, o Niterói conquistaria mais cinco vezes o título máximo do rugby brasileiro e em outras onze oportunidades se sagraria vice-campeão nacional, tornando-se uma das mais tradicionais e respeitadas equipes de rugby do Brasil.

O Clube continuou crescendo: em 1981 foi criado o time de handball do Niterói (do qual muitos jogadores praticavam também o rugby). Mais recentemente, em 1998, mais uma modalidade esportiva foi somada: o pólo aquático.

Acima de tudo, o Niterói Rugby incorporou o verdadeiro espírito do rugby, mostrando que o sol, o mar, a praia e a ginga brasileira têm tudo a ver com a bola ovalada.